Quem você adora?



No livro de Daniel no Capítulo 3 a partir do verso um diz o seguinte. 

O rei Nabucodonosor mandou fazer uma estátua que media vinte e sete metros de altura por dois metros e setenta de largura e ordenou que a pusessem na planície de Dura, na província da Babilônia. Depois, ordenou que todos os governadores regionais, os prefeitos, os governadores das províncias, os juízes, os tesoureiros, os magistrados, os conselheiros e todas as outras autoridades viessem à cerimônia de inauguração da estátua. Todos eles vieram e ficaram de pé em frente da estátua para a cerimônia de inauguração. Aí o encarregado de anunciar o começo da cerimônia disse em voz alta:
— Povos de todas as nações, raças e línguas! Quando ouvirem o som das trombetas, das flautas, das cítaras, das liras, das harpas e dos outros instrumentos musicais, ajoelhem-se todos e adorem a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor mandou fazer. Quem não se ajoelhar e não adorar a estátua será jogado na mesma hora numa fornalha acesa.
Assim, logo que os instrumentos começaram a tocar, todas as pessoas que estavam ali se ajoelharam e adoraram a estátua de ouro.
Foi nessa hora que alguns astrólogos aproveitaram a ocasião para acusar os judeus. Eles disseram ao rei Nabucodonosor:
— Que o rei viva para sempre! O senhor deu a seguinte ordem: “Quando ouvirem o som dos instrumentos musicais, todos se ajoelharão e adorarão a estátua de ouro. Quem desobedecer a essa ordem será jogado numa fornalha acesa.” Ora, o senhor pôs como administradores da província da Babilônia alguns judeus. Esses judeus — Sadraque, Mesaque e Abede-Nego — não respeitam o senhor, não prestam culto ao deus do senhor, nem adoram a estátua de ouro que o senhor mandou fazer.
Ao ouvir isso, Nabucodonosor ficou furioso e mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Eles foram levados para o lugar onde o rei estava, e ele lhes disse:
— É verdade que vocês não prestam culto ao meu deus, nem adoram a estátua de ouro que eu mandei fazer? Pois bem! Será que agora vocês estão dispostos a se ajoelhar e a adorar a estátua, logo que os instrumentos musicais começarem a tocar? Se não, vocês serão jogados na mesma hora numa fornalha acesa. E quem é o deus que os poderá salvar?
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam assim:
— Ó rei, nós não vamos nos defender. Pois, se o nosso Deus, a quem adoramos, quiser, ele poderá nos salvar da fornalha e nos livrar do seu poder, ó rei. E mesmo que o nosso Deus não nos salve, o senhor pode ficar sabendo que não prestaremos culto ao seu deus, nem adoraremos a estátua de ouro que o senhor mandou fazer.Daniel 3:1-18 - NTLH

















A quem você adora? Já se perguntou isso? Normalmente dizemos: “Adoro a Deus.” Mas realmente adoramos somente a Deus?

Mas não é muito fácil adorarmos outras coisas? 

Podemos adorar um ídolo do futebol;
















Podemos adora um ídolo da música; 








Podemos adorar um ídolo do cinema.
Podemos adorar uma coisa como: um celular de última geração ou videogame de última geração, quem sabe um carro?
Podemos adorar coisas que não são tangíveis como: WhatsApp; Facebook; Instagram, uma novela, um programa de TV ou um filme ou uma série.

Mas o que é adoração? Porque adoramos? Como adoramos?

A definição de adoração segundo o dicionário é:Do latin Adoratione; derivada do verbo adorare (adorar); Verbo transitivo direto; Culto a uma divindade; Culto, reverência, veneração. – Aurélio.

Esta é a definição de adoração segundo o dicionário. Mas saber a definição de adoração não nos faz realmente compreender o que é a adoração.
A adoração é algo tão importante que foi por causa dela que se iniciou a guerra no céu. A vontade do inimigo de Deus, Satanás  é  de ter toda criatura lhe dando adoração. Sua inveja e orgulho fez o Céu que era pura harmonia se dividir.
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. -Isaías 14:13,14 – ACRF

Satanás quer ser semelhante ao Altíssimo. Ele quer receber toda a adoração a qual apenas o Senhor tem direito de receber. Ele usou a adoração para também tentar a Jesus.

Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar". - Mateus 4:8,9 - ACRF

“Antes da manifestação do mal, havia paz e alegria por todo o Universo. Tudo estava em perfeita harmonia com a vontade do Criador. O amor a Deus era supremo; imparcial, o amor de uns para com outros.
Houve, porém, um ser que preferiu perverter esta liberdade. O pecado originou-se com aquele que, abaixo de Cristo, fora o mais honrado por Deus, e o mais elevado em poder e glória entre os habitantes do Céu.”  – O Grande Conflito – Pag. 430

E adoração será também o divisor final entre o Povo de Deus e os ímpios.

Então vi outro anjo, que voava pelo céu e tinha na mão o evangelho eterno para proclamar aos que habitam na terra, a toda nação, tribo, língua e povo.
Ele disse em alta voz: "Temam a Deus e glorifiquem-no, pois, chegou a hora do seu juízo. Adorem aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas".

Um segundo anjo o seguiu, dizendo: "Caiu! Caiu a grande Babilônia que fez todas as nações beberem do vinho da fúria da sua prostituição! "

Um terceiro anjo os seguiu, dizendo em alta voz: "Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber a sua marca na testa ou na mão, também beberá do vinho do furor de Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro, e a fumaça do tormento de tais pessoas sobe para todo o sempre. Para todos os que adoram a besta e a sua imagem, e para quem recebe a marca do seu nome, não há descanso, dia e noite".
Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus. - Apocalipse 14:6-12

Das três mensagens angélicas, duas tem a ver com adoração. Ou adoramos ao Deus criador de todas as coisas  ou adoraremos a Besta e receberemos a sua marca.

Temos que ter em mente que apenas Deus merece a nossa adoração. Uma adoração genuína!

Na Bíblia encontramos três tipos de adoração.

1 - Adoração Verdadeira

Esta é adoração que agrada ao Deus verdadeiro. A adoração que Ele espera que ofereçamos.

O Senhor teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás. - Deuteronômio 6:13

Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade. – Salmos 29:2

Exaltai ao Senhor nosso Deus e adorai-o no seu monte santo, pois o Senhor nosso Deus é santo. - Salmos 99:9

E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor. - Isaías 66:23

2 - Adoração Falsa

A adoração abominável a Deus. Justamente devido à natureza de Satanás de misturar verdades com mentiras, chamadas de contrafação.
Deus nos orienta através de Sua palavra para não cometermos uma falsa adoração.

Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. - Êxodo 20:3-5

Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós; - Deuteronômio 6:14

Aí eu me ajoelhei aos pés do anjo para adorá-lo, mas ele me disse: Não faça isso! Pois eu sou servo de Deus, assim como são você e os seus irmãos que continuam fiéis à verdade revelada por Jesus. Adore a Deus! - Apocalipse 19:10 – NTLH

Aqueles que correm atrás de outros deuses trazem muito sofrimento para si mesmos.
Eu não tomarei parte nas suas ofertas de sangue, nem adorarei os seus deuses.
- Salmos 16:4 - NTLH

Nós vemos na história do povo de Israel e Judá, o que aconteceu quando se afastaram de Deus para adorar outros deuses.

3 - Adoração Vã

A adoração vã é aquela que oferecemos a Deus, mas não de coração, uma adoração vazia.E vejamos o que o Senhor tem a dizer sobre isso.

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. - Êxodo 20:7

De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.
Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?
Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembleias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene.
As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.
Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. - Isaías 1:11-15

Eu odeio e desprezo a suas festas religiosas; não aguento a suas assembleias solenes. Eu não aceitarei as ofertas queimadas e as ofertas de gratidão. Nem sequer vou olhar para as ofertas de paz. Acabem com esse barulho das suas canções; elas são um barulho que incomoda os meus ouvidos. Não ouvirei as músicas de suas liras, por mais belas que sejam. - Amós 5:21-23 - NBV

Deus não tem prazer neste tipo de adoração e não irá aceita-la.

E que tipo de adoração eu quero oferecer ao Criador de todo o universo?

Adoração é só a Deus, você não vai para igreja  assistir um culto. Você vai a igreja em prestar culto. E prestar culto é a relação direta entre o adorador e a divindade.

"Adoração é uma reação ativa a Deus, pela qual declaramos a sua dignidade. A adoração não é passiva, mas sim participativa. Adoração não é simplesmente um clima; é uma reação. Adoração não é apenas uma sensação; é uma declaração. ” - Allen & Borror Teologia da Adoração,  Pág. 16

Adoração é uma declaração! Declaração de que? Há um texto na Bíblia chave para compreendermos a adoração.

No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo.
Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.
Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com um tenaz;
E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. - Isaías 6:1-8

Nos versos de 1-4: Temos a visão da majestade divina; Declaramos que Deus é o criador e mantenedor de toda as coisas que sua presença é majestosa.

No verso 5: Vemos que somos finitos, pecadores e precisamos confessar nossos pecados; Declaramos que somos menos do que pó, pecadores que precisam de um Salvador.

Nos versos 6-7: Recebemos o perdão divino, nós nos rendemos a divindade e somos transformados; Declaramos que necessitamos de perdão e que queremos ser moldados conforme a Sua vontade.

No verso 8: Somos consagrados e nos colocamos à disposição do serviço. Declaramos que somos seus servos e queremos servi-Lo em Seu santo templo.

A adoração ao nosso Deus é como um presente. Um presente que é um coração transformado e transbordando de amor por Ele.

"Religião não é limitar-se a formas e cerimônias exteriores. ... Para O servirmos devidamente, é mister nascermos do divino Espírito. ... Esse é o verdadeiro culto. É o fruto da operação do Espírito Santo. É pelo Espírito que toda prece sincera é ditada, e tal prece é aceitável a Deus. Onde quer que a alma se dilate em busca de Deus, aí é manifesta a obra do Espírito, e Deus Se revelará a essa alma. A tais adoradores Ele busca. Espera recebê-los, e torná-los Seus filhos e filhas." – O Desejado de Todas as Nações, Pag. 189

Que tal fazer hoje, um voto com o Senhor para busca-lo a cada dia para conhece-Lo intimamente. Não espere que aconteça algo em sua vida para que haja uma transformação, isso pode não acontecer. Ofereça a Deus o que você tem hoje.

Deus está muito ansioso por sua entrega.


Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. - Apocalipse 3:20-21




Postagens mais visitadas deste blog

Um Pai que nos protege

Como escapar do Inferno?